“The Beer Hunter” Legendado

“O meu nome é mesmo Michael Jackson, mas mas eu não canto e nem bebo Pepsi. Eu viajo o mundo provando cervejas. É disso que eu vivo. É um trabalho duro, mas alguém precisa fazê-lo”. Com essas palavras, Michael Jackson abre a série de documentários “The Beer Hunter”, ou “O Caçador de Cervejas”, que foi exibido em 1989. A série não chegou a ser lançada em português, mas um tempo atrás eu fiz umas legendas pra quebrar o galho. Os vídeos estão no Youtube e as legendas no Github.

Episódio 1 – Os Borgonhas da Bélgica

O primeiro episódio é dedicado à Bélgica, com especial ênfase nas lambics, as cervejas de fermentação espontânea produzidas no vale do Rio Senne. No restaurante Brueghel, o chef Pierre Fonteyne prepara um menu especial à base de cerveja, que é usada tanto no preparo dos pratos quanto para acompanhá-los.

Episódio 2 – O Quinto Elemento

Nesse episódio, Michael Jackson explora a tradição cervejeira da Baviera, na Alemanha. A jornada tem início na abertura cerimonial do primeiro barril de Maibock na Hofbräuhaus para, em seguida, mergulhar na tradição local de produção de lagers e cervejas de trigo. O castelo de Kaltenberg, próximo a Munique, é usado como cenário para abordar a Reinheitsgebot, lei alemã da pureza da cerveja. Na cidade de Bamberg, Jackson mostra que há mais de uma forma de se “incendiar” uma cerveja. No contexto histórico de 1989, a sobrevivência das pequenas cervejarias regionais mostrava-se um desafio frente às ameaças da globalização e do Mercado Comum Europeu.

Episódio 3 – Conexão Boêmia

Nesse episódio, Jackson viaja a mais um país com forte tradição cervejeira, a atual República Tcheca (que em 1989, quando o documentário foi gravado, pertencia à Tchecoslováquia) e visita a cervejaria que produz a Pilsner Urquell, a Pilsen original. O episódio inclui também visitas ao U Fleku, o brewpub mais antigo do mundo, datado de 1499, e à Budweiser Budvar.

Episódio 4 – A Cerveja Nossa de Cada Dia

No país da Heineken, Michael Jackson visita o Monastério de Koningshoeven, produtor da cerveja La Trappe, e percorre alguns aspectos da vida monástica e da tradição cervejeira dos monges trapistas. O episódio também inclui um pulo à Bélgica para uma conversa com Padre Théodore, responsável por isolar a levedura e elaborar as receitas das cervejas de Chimay após a II Guerra Mundial. A última parte é dedicada a três pequenas cervejarias holandesas, que produzem cervejas inspiradas pelos estilos clássicos de abadia.

Episódio 5 – Peregrinação à Califórnia

Nesse episódio Michael Jackson visita a Anchor Steam em São Francisco e explora a história da cervejaria, junto com o proprietário Fritz Maytag. O vídeo inclui uma viagem – cheia de pit stops em cervejarias no meio caminho – para acompanhar a colheita da cevada.

Episódio 6 – O Melhor da Grã-Bretanha

Após sua jornada pelo mundo da cerveja, Michael Jackson volta à sua casa, a Inglaterra, para o The Great British Beer Festival, evento anual que foi o grande inspirador dos festivais de cerveja contemporâneos. As tradicionais real ales inglesas – as ales históricas autênticas, carbonatadas naturalmente no barril – são apresentadas tendo como pano de fundo a cervejaria Batemans e os tradicionais pubs britânicos.

2 thoughts on ““The Beer Hunter” Legendado

  1. […] Beer Hunter: Um clássico que ensina muito sobre a bebida não podia ficar de fora dessa lista de filmes e séries sobre cerveja. O personagem principal é o jornalista inglês Michael Jackson. Ele é autor de vários livros sobre cerveja e foi um dos primeiros cervejeiros a se aventurar pelo mundo para conhecer outros estilos da bebida. Todo seu conhecimento chamou atenção e ganhou uma série de seis episódios durante os anos 90. Durante o programa, o autor viaja para vários países mostrando cervejarias e difundindo a cultura cervejeira. Você consegue conferir alguns episódios reunidos aqui.  […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *